Cataclysm: Dark Days Ahead
Cataclysm: Dark Days Ahead

Cataclysm: Dark Days Ahead

Tags
Windows
Mac
Linux
Android
iOS
Last Updated
Last updated November 3, 2023
Author
Cris Dias
CDDA não é para qualquer um.
Cataclysm: Dark Days Ahead é um jogo de sobrevivência baseado em turnos ambientado em um mundo pós-apocalíptico. Lute para sobreviver em um mundo áspero, persistente e gerado processualmente. Vasculhe os restos de uma civilização morta em busca de comida, equipamentos ou, se tiver sorte, um veículo com o tanque cheio de gasolina para tirar você de Dodge. Lute para derrotar ou escapar de uma grande variedade de monstruosidades poderosas, de zumbis a insetos gigantes, robôs assassinos e coisas muito mais estranhas e mortais, e contra outros como você, que querem o que você tem…
Um rogue-like em turnos, com gráficos pixelados (ou ASCII), mantido por uma comunidade de código aberto. Difícil. Complexo. E por isso tudo, meu jogo favorito de 2022.
Parte do charme está em CDDA ser feito pela comunidade. Não precisa ser game of the year. Não precisa retornar o investimento. Faz o que a comunidade acha que deve ser feito.
Ah, eu quase ia esquecendo. É totalmente de grátis.

Download

Windows: Baixe o launcher não oficial, que deixa o gerenciamento do jogo muito mais simples.
Mac: Pegue o .dmg no site oficial e rode como um app padrão. (escolha o cataclysmdda-0.F-OSX-Tiles-0.F-3.dmg)
Linux: Mesmo processo do Mac. Ou fazer como um usuário de Linux que se preze e compilar do zero!!!!
Mobile: iOS e Android.
⁉️
Curses e Tiles: o que é isso?

Controle

Você controla seu personagem usando o teclado numérico do computador (como faziam os antigos). Se o seu computador é como o meu, um notebook 13 polegadas, sem teclado numérico, pode configurar o jogo para usar shift+setas para andar na diagonal.
💡
Movimento diagonal
Na dúvida, aperte ? em qualquer tela. Na maioria delas / serve como filtro/busca para encontrar o que você está procurando. A interface é complexa mas depois que se pega o jeito o controle é ágil.

Sobrevivendo ao primeiro dia

Dizem que o jeito “certo” de jogar CDDA é começar sem saber nada e ir aprendendo por tentativa-e-erro. Minha sugestão é seguir o guia de sobrevivência ao primeiro dia, que não só dá dicas do que fazer (spoiler: não é sair pelo mapa tentando achar itens), também mostra um pouco da “filosofia” do jogo, de desconstruir material para construir outras coisas.
Além disso, algumas dicas minhas, mesmo eu estando longe de ser um craque no jogo:
  • CDDA não é um jogo de combate. Na dúvida, evite confrontos.
  • A maioria dos zumbis, especialmente no início do jogo, andam na mesma velocidade que você. Dá pra despistar, fugindo por dentro de casas ou nas florestas.
  • Se você estiver carregando muito peso sua velocidade cai, assim como sua habilidade de combate. Fique de olho se o marcador “speed” estiver abaixo de 100. Sempre largue sua mochila antes de lutar.
  • Prefira explorar as cidades de noite. Os zumbis só enxergam no escuro muito de perto. Por isso recomendo pegar a habilidade Night Vision na criação;áo de personagem, pra conseguiu ver um pouco mais longe que eles.
  • Por outro lado, se você tiver em espaços abertos de dia vai conseguir ver os inimigos de longe sem que eles te vejam (na maioria dos casos). Aí você pode atrair um por um e tentar a sorte na briga.
  • Pratique. Como jogador e como personagem. CDDA é aquele tipo de jogo onde o hominho vai ficando melhor cada vez que usa uma habilidade.

Roguelike

Roguelike ou rogue-like é um subgênero de jogos RPG, caracterizado pela geração de nível aleatória ou procedural durante a partida, mapa geralmente baseado em ladrilho e morte permanente, e normalmente cenário com uma temática de alta fantasia.
CDDA é um roguelike. Morreu? Comece tudo de novo. O comando “savegame” existe apenas para que você consiga fechar o jogo e continuar no dia seguinte. Isto acontece para que o medo de morrer seja real no jogo, evitando que os jogadores saiam em “modo Rambo” pra cima de qualquer inimigo.
Ainda assim, existem algumas maneiras de “contornar” esta limitação e a maioria dos membros da comunidade acha que o “certo” é cada um jogar como quiser.
  1. Se você morrer mas criar um novo personagem no mesmo mundo, todas as coisas e criaturas permanecerão lá. Incluindo o seu cadáver.
  1. Nas versões experimentais do jogo, se você morrer mas seu personagem tiver criado uma facção com NPCs, poderá “controlar o corpo” de um dos NPCs. Esta funcionalidade vai ser incorporada à versão 0.G, que está para sair a qualquer momento.
  1. O CDDA salva seu jogo a cada X movimentos. (este número é configurável, o padrão é 50). Se você der um “force quit” antes de morrer (alt-f4 no Windows ou cmd-q no Mac) pode reiniciar o jogo e recomeçar no ponto do último save. Portanto é só salvar o jogo manualmente (no Menu principal acessado via esc) antes de entrar naquele cômodo suspeito.
  1. Fazer um backup da sub-pasta “saves”, do jogo. Há uma para cada mundo do jogo. É assim que eu jogo. ¯\_(ツ)_/¯ Tanto é que fiz um programinha para administrar estes backups. (o ato de ficar usando savegames para minimizar as perdas em jogos é chamado de savescumming)

Indo além

 
Boas vindas ao cataclisma!